skip to Main Content

Coaching, a hora da virada: a sustentabilidade das naturezas humana e profissional

Foto: Freepik

A real grande virada que qualquer metodologia pode oferecer na vida de uma pessoa é um reencontro com alguém que tínhamos esquecido que existia, mas que sempre esteve aqui. Uma virada para finalmente realizar o que viemos desempenhar nesta existência. É olhar para o que passou com gratidão e assumir de uma vez por todas o caminho que quer trilhar.

Um dia desses você acorda e percebe que está indo na direção errada, há anos, décadas talvez. Intimamente sabe que algo não está tão bem como gostaria, aquele emprego não lhe traz a tal realização, mas levanta todos os dias para ir até lá e acaba sendo muito “bem-sucedido”, superando metas e sendo reconhecido. Quantos conhecidos seus podem se dizer tão privilegiados quanto você?

No entanto, um dia percebe que se afastou de si mesmo há muito tempo e já não sabe quem é de verdade. As férias são cada vez maisesperadas, os finais de semanas passam mais rápido, os dias “úteis” searrastam. Dos sete dias da semana, você gosta de verdade de apenas dois, que na grande parte do tempo aproveita para fazer nada ou muitopouco. E, finalmente, decide que é a hora da virada!

Porque sucesso sem felicidade é fracasso. Uma vida realmente de sucesso não acontece por acaso, ela deve ser projetada todos os dias. Se você ainda não chegou lá, entenda que há um caminho a ser percorrido com intenção, disciplina e pequenos passos a cada dia. As etapas difíceis são temporárias e necessárias para que se torne quem quer ser.

Como virar o jogo, sem volta?

Tão importante quanto a virada é que ela seja duradoura e sistêmica, extensiva a outras áreas. A mudança mais representativa é a de mentalidade: o mindset. A vida se sustenta apenas sobre quatro aspectos que adoto na minha metodologia de desenvolvimento profissional.Busco conscientizar as pessoas para um equilíbrio pleno desses aspectos: o bem-estar, o propósito de vida, as crenças e a carreira, que devem caminhar juntos. Feito isso, jamais queremos voltar ao estágio inicial. Portanto, pensar em uma base forte, cuidar da execução, da conquista de objetivos e, principalmente, da manutenção do que foi conquistado é fundamental para construir o modelo de trabalho que queira seguir.

Parte do que faço hoje inclui o coaching e algumas coisas me en- cantaram nele desde o momento em que o adotei para o meu traba-lho com o Desenvolvimento Profissional e que já iam de encontro àsminhas crenças pessoais: ações no presente, com foco no futuro. E, sempre que possível, curtindo a jornada.

Busque pensar: “Existem muito mais coisas nas minhas mãos, mas só posso mudar a mim mesmo. Quando faço isso, mudo meu modelo de mundo e, quando me transformo, sou capaz de mudar o mundo ao meu redor, a partir de mim apenas”.

Esses pensamentos expandem o universo de possibilidades de ma- neira incrível, fazer as perguntas certas promove um autoconhecimen- to profundo, que é a base de tudo.

Ter um profissional qualificado ao seu lado pode ajudar muito, po- rém a mudança exige muito trabalho próprio para fazer acontecer.

Os pilares para uma virada duradoura

Estão presentes durante todo o processo de desenvolvimento, jun- tos, mas cada um deles tem seu papel mais marcante em determinado ângulo da virada.

Se você espera uma receita de bolo, sinto muito em desapontar, mas não irá encontrar nada disso aqui. O que verdadeiramente irá encontrar é uma espinha dorsal, que respeita a individualidade de cada um.

Com o tempo, desenvolvi uma metodologia própria – os 4 S’s do DNAProfissional –, que consiste em fazer o correto Diagnóstico e dar Diretri- zes, respeitando a Natureza humana de cada um, com foco nas Ações e nas mudanças de Atitudes necessárias para fazer acontecer.

Somos diferentes uns dos outros e, embora eu siga uma metodolo-gia estruturada, é fundamental respeitar essa unicidade para chegar àalta performance pessoal e profissional.

 

Os 4 S’s do DNA profissional

SENSIBILIDADE

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” – Sócrates

O autoconhecimento é a base para a alta performance pessoal e profissional. A seguir, algumas dicas de como melhorar seu autoconhecimento.

  • Estudos de perfil ajudam nesta etapa: DISC, Motivadores, Quociente de Inteligência Positiva, Sabotadores, Forças de Caráter, Consultoria Postural com Fisioterapeuta. Alguns deles são pagos, outros gratuitos. Tenha em mente que mais importante que fazer os estudos e ver o resumo do resultado é a interpretação dos relatórios e a reflexão sobre eles. Leia todas as linhas, anote oque faz ou não sentido, pergunte a especialistas, do contrário, estará desperdiçando ferramentas incríveis. Procure na página rossanaperassolo.com as dicas para autoconhecimento e Mapeamento Comportamental para como fazer cada um dos testes.

 

  • Faça as perguntas certas: os estudos terão ajudado a responder algumas, mas é você quem valida os resultados. Quais as minhas forças? Do que eu realmente gosto? Quais os meus limites? O que quero realizar em minha vida? E neste ano? Faça as perguntas certas e as respostas certas virão. E pare de dizer que não se conhece, é uma grande mentira que você conta a si mesmo. Ninguém o conhece melhor do que você, talvez só precise de um pouco de tempo fazendo as perguntas certas e assumir a si como prioridade em sua vida.

 

  • Monte um verdadeiro mapa: coloque no papel cada uma dessas descobertas. Uma lista das suas forças, dos seus talentos, seus motivadores, seu propósito, seus valores pessoais e virtudes. Revise este mapa diariamente até visualizá-lo de olhos fechados.

 

  • Propósito e missão: o que eu quero realizar nesta vida? Agora que já se conhece melhor, o que veio realizar neste mundo? Qual o seu propósito, missão (de vida ou para o momento em que está)? Quais os seus principais objetivos? O tema é muito mais amplo do que possa ser tratado aqui, merece um capítulo, todo um livro até, à parte. Válido saber que não há clareza de propósito e missão sem uma etapa de sensibilidade muito bem coberta. Com um propósito claro, definido por você, respeitando seus valores pessoais, usando seus talentos para alcançar seus objetivos é que você fica feliz em acordar, qualquer dia da semana, antes do despertador tocar. Tem tudo a ver com quem você é na essência e seus objetivos de vida. Quanto à busca pelo propósito ou pela missão, não pense como sendo o destino, mas, sim, a jornada, e a desfrute.

 

SUPERAÇÃO

“Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar.” – Napoleon Hill

A capacidade humana é extraordinária, mas muitos passam uma vida acreditando que não são capazes ou que é impossível e desistem antes mesmo de tentar.

Esta etapa consiste em provocar os objetivos reais, contestando as vozes internas que nos dizem constantemente que não vamos conseguir.

Há diversas ferramentas para elaboração de objetivos, mas uma bem prática e fácil de replicar é a meta SMART, amplamente utilizada desde 1981 por gestores do mundo todo. É a sigla em inglês para específica, mensurável, atingível, relevante, com tempo definido.

Esta é a etapa em que a definimos e é importante que seja uma meta desafiadora, ainda que seja atingível. Por isso, a SUPERAÇÃO, a provocação para querer realizar o que é capaz realmente, sem subestimar-se mais, sem ouvir as mentiras que conta a si mesmo há tanto tempo que o impede de tornar-se a pessoa que nasceu para ser.

Planejamento estratégico

Agora você precisa de um plano estruturado para fazer acontecer.Até aqui estamos a 180 graus, é muito, mas não o suficiente para avirada completa, de 360 graus. Agora é trabalho, empenho, pensar em formas claras para fazer acontecer.

Você é um alto executivo de sucesso e agora quer abrir um negóciopróprio de alimentos orgânicos, mas não sabe nada ainda a respeito?Parabéns, você voltou à etapa de estagiário da sua carreira! Estude muito e desenvolva-se na nova área. Você acha que já pesquisou muitopor que decidiu que é isso que quer fazer? Estude dez vezes mais, fale com as pessoas que fazem algo parecido, aprenda o tempo todo. Aí, sim, seu plano terá considerado tudo (será?).

É hora de começar a nova faculdade, com frio na barriga mesmo, àsvezes sendo o mais velho da turma. De cortar os cartões de crédito, mudar para um apartamento mais barato e criar um controle diário de gastos parasair de devedor a investidor e alcançar a sua independência financeira.

Hora de baixar a guarda e mostrar a quem o cerca que você não é tão durão quanto sempre mostrou, e que quer ser uma pessoa melhora cada dia. Não espere ter o plano todo feito para só então agir. Se fizerisso, perdeu tempo. Sempre há algo a ser feito, hoje, todos os dias, pequenas ou grandes coisas, para ir em direção ao que você quer.

Se pensar na virada o assusta ou o paralisa de alguma forma, a dica é: dê um passo de cada vez.

 

SUCESSO

“Sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se transforma.” – Jim Rohn

Com as etapas anteriores bem executadas, esta é consequência mais natural e passa a ser o caminho, e não o destino.

Fundamental estabelecer pequenas vitórias do dia a dia, comemorar sempre. Mensure sua conquista, pare um pouco para desfrutá-la, viva o momento presente. Lembre-se de que sucesso sem felicidade é fracasso. Felicidade é outro tema muito amplo para ser tocado aqui, mas apenas perceba se essa conquista lhe traz alegria e bem-estar. Do contrário, repense e sempre é tempo de ajustar o rumo e continuar no comando. Jim Rohn também dizia que raramente o seu nível de sucesso superará o seu nível de desenvolvimento pessoal, então faça o movimento cor-reto. A sua virada pessoal ou profissional vai exigir intenso autodesenvolvimento no que você quer ser melhor sucedido. O autodesenvolvimento pode vir com a prática de uma nova profissão ou esporte, com mentorias, com cursos, com o hábito da leitura, ou com a soma de tudo isso.

É aqui que olhamos para trás e já não reconhecemos aquela pessoa que éramos antes, porque quando a virada acontece de forma completa, nos reencontramos com quem realmente somos, e é a única imagem que enxergamos.

Nesses anos trabalhando com desenvolvimento profissional, vi viradas fascinantes, inspiradoras, conquistas incríveis. Líderes, pais, executivos, empresários, estudantes, cada um à sua maneira única, respeitando sua natureza, buscando seus objetivos.

Aqui vai um pouquinho de uma dessas histórias, a de uma jovem promissora que deixou a careira corporativa como executiva de contas para ser professora de yoga. Quando Jaque Sessa finalmente disse em voz altaque queria trabalhar com yoga, veio o conflito trazido pela crença de quenão teria a remuneração desejada fazendo o que ama. Essa é uma crença que muitos ainda me trazem. Muitas possibilidades lhe ocorreram, entre elas o trabalho com yoga em paralelo e um emprego no mundo corporativo para atender à questão financeira.

Se estava disposta a colocar energia para fazer dois trabalhos darem certo, por que não dedicar-se totalmente ao que realmente ama até que consiga os resultados desejados, em todos os quesitos? É fundamental ter claro aonde quer chegar, para poder fazer as perguntas certas, que são as que trazem as respostas certas: “o que o move em ter essa nova profissão?”, “como estruturar suas aulas?”, “quais os serviços e diferenciais que você quer oferecer, que expressam quem você é e vão agregar mais valor aos seus alunos e clientes?”, “qual a remuneração desejada a curto, médio e longo prazos”, “onde você está hoje”, “qual a distância entre ponto atual e objetivo a curto prazo, como viabilizar?”. E muitas outras perguntas que trazem à reflexão, ao planejamento e à ação. Depois de muito estudo, formações sérias, muita leitura, mentorias, planejamento estratégico, parcerias, e muito (muito!) trabalho, é importante saber que a reflexão e os ajustes “em voo” continuam.

Um capítulo inteiro seria insuficiente para contar a história dela. Nomeu site você encontra o depoimento completo da Jaque e de outras pessoas incríveis como ela, vale a pena conferir.

Falar só do sucesso das pessoas é falar apenas da ponta do iceberg. São exemplos de superação, de muito trabalho e de coragem para continuar buscando seus sonhos mesmo nos dias sem motivação. O sucesso é a parte visível. Todo o trabalho, preparação e as dores que levam a ele, não. Esqueça essa história de que não é possível e comece a pensar em como viabilizar o que você quer.

 

SUSTENTABILIDADE

“Parte de coragem é simples consistência.” – Peggy Noonan

Tão importante quanto chegar ao objetivo é sustentá-lo. É isso que consolida de verdade uma virada. Alcançar sua meta exige a adoção de novos hábitos e a tomada de muitas ações. A vida toda é uma grande viagem em direção a quem nascemos para ser.

Essa é a etapa em que um plano de manutenção é feito, seja para manter a empregabilidade, para continuar desenvolvendo a carreira, para desenvolver outras áreas complementares, para reforçar hábitos novos. Caso o seu objetivo exija uma manutenção constante, lembre-se de respeitar os descansos, fazer intervalos programados, soltar as rédeas.Você continua no controle, mas viva uma vida leve, desfrute o caminho.

Ajustes e correções de rota são grandes aliados. Muitas vezes, no início, a decisão de mudar é tomada de forma forte e estruturada, porém ao longo do tempo alinhamentos podem ser necessários, já que o autoconhecimento evolui de acordo com a jornada. Atenção e intençãoem tudo o que fizer vai mantê-lo conectado consigo mesmo. Entendaque você está em desenvolvimento por toda a sua vida e junto com você desenvolve-se também seu caminho.

 

 

Quando começar? A vida é agora.

 

 

 

Referências

S. DWECK, Carol. Mindset : a nova psicologia do sucesso. Editora Objetiva, 2017.

GALLWEY, W. Timothy. O jogo interior do tênis: o guia clássico para o lado mental da excelência no desempenho. Editora SportBook, 2015.

HILL, Napoleon. Quem pensa enriquece. Editora Fundamento, 2015.

DORAN, George T. There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives. Management Review, 1981.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

O capítulo “A sustentabilidade das naturezas humana e profissional” faz parte do livro Coaching, a hora da virada – volume III, publicado em Outubro de 2019 pela editora Literare Books International. Livro coordenado por Mauricio Sita reúne orientações a respeito de grandes pilares da vida e conta com a participação de profissionais de Coaching para guia-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top