skip to Main Content

Consultoria Postural no mapeamento comportamental aplicado ao Coaching

Foto: Freepik

Escrito por Rossana Perassolo

Uma avaliação postural diferenciada  e voltada ao campo profissional ou pessoal chega como forte aliada em processos de coaching e demais terapias comportamentais. Busca no corpo marcas “impressas”, alterações posturais, que dificultem ou atrapalhem a tomada de decisões, com base   no método Godelieve Denys-Struyf de cadeias musculares, ou método GDS.

 

Ainda me lembro da primeira vez que recebi o relatório da consultoria postural de um cliente já  em reta final no processo de coaching. Eu tinha acabado de fechar a parceria com a fisioterapeuta e queria ver o que aquela abordagem traria ao processo dele.

Durante o processo já tínhamos feito Alpha, DISC e testes de psicologia positiva, já que, combinar algumas ferramentas diferentes para compor o mapeamento comportamental nos dá um resultado mais preciso. A ideia com a consultoria postural era ter uma ajuda prática para a tomada de decisões. Senti, lendo o relatório, um misto de espanto e admiração. “Isso é um assessment, um perfil comportamental de verdade!”, constatei. A surpresa veio pelo resultado ter superado qualquer expectativa inicial.

O Relatório trazia informações bastante precisas sobre o perfil comportamental daquele cliente, com base na postura corporal dele. De forma simples, direta e personalizada. Mais importante: com foco no objetivo a ser alcançado e qualquer ajuste postural necessário para ajudar no processo de coaching.

Nas próximas páginas, você vai conhecer um pouco mais sobre o Método GDS e sobre a ferramenta de consultoria postural no mapeamento comportamental aplicado ao coaching e sua desenvolvedora. Assim como os estados emocionais moldam o seu corpo, você pode ficar surpreso em saber que o inverso também é verdadeiro e ainda mais intenso: mudando sua postura você pode, sim, mudar  seu estado emocional.

O Método Godelieve Denys-Struyf de cadeias musculares, ou Método GDS

Antes de falar da consultoria postural como ferramenta poderosa de mapeamento comportamental, vale entender um pouco melhor o Método GDS.

O Método Godelieve Denys-Struyf das Cadeias Musculares e Articulares, conhecido como Método GDS, foi criado e desenvolvido pela fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys Struyf, nas décadas de 60 e 70. O método visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada.

Fatores múltiplos como genética, psiquismo e comportamento definem o corpo que temos e nossa atitude corporal.

Adriana Vinha, fisioterapeuta e osteopata especializada também no Método GDS, explica o método em linhas gerais. “É um método de terapia manual voltado para a correção do gesto postural, ou seja, para a execução do movimento propriamente dito. Exercícios e ma- nobras que visam liberar a musculatura e ensinar o gesto correto vão de acordo com a necessidade do paciente, para corrigir e fornecer uma ferramenta de tratamento. É o indicado para ele manter a postura correta e evitar o surgimento de dores“.

É uma das especialidades da fisioterapia. Baseado na função de cada grupo muscular, avalia o paciente buscando uma “cadeia muscular” dominante, que esteja causando uma deformidade no corpo. As consultas duram aproximadamente uma hora. A partir daí é adotado o procedimento terapêutico adequado para dar início à correção do gesto voltado para a atividade da pessoa, para que seja algo eficaz e coerente com a sua dinâmica de trabalho e vida.

Assim como no processo de coaching, que tem os resultados bastante dependentes do coachee (cliente), esta técnica é mais ativa e requer a colaboração do paciente.

O tema é muito mais complexo do que isso. Deixo o livro principal nas referências bibliográficas, caso queira saber um pouco mais. Caso tenha interesse, realmente, pergunte ao seu fisioterapeuta de confiança, especializado no Método GDS.

A consultoria postural como ferramenta de mapeamento comportamental

A fisioterapeuta e osteopata Adriana Vinha atua desde 2000, e tem formações em fisioterapia, RPG/RPM, Concept Sohier, Método GDS, Osteopatia e Microfisioterapia. Desenvolveu a ferramenta usando o Método GDS das cadeias musculares e articulares.

É, sem dúvida, uma das pessoas e profissionais que mais admiro, não apenas por ser minha irmã. Somos muito próximas e acompanhamos a carreira uma da outra e a busca pela evolução permanente. Ter sua parceria, também no meu trabalho, é como ter um selo de qualidade.

Depois de uma especialização em positive coaching, conversando sobre o que eu havia aprendido sobre postura corporal e sua influência sobre os estados emocionais, ela me contou sobre o Método GDS, que ela já usava há anos, e seus benefícios práticos. Chamou-me atenção por ter muito mais informação do que vi na minha especialização, e ser tão pouco divulgado e utilizado fora do campo de tratamento de dores musculares.

Semanas depois, ela me surpreendeu com a ferramenta de consultoria postural elaborada, unindo os dois mundos, fisioterapia e coaching, com a seguinte estrutura:

  1. Uma breve explicação sobre o Método GDS;
  2. A identificação do “perfil” do avaliado (pela perspectiva do Método GDS, a cadeia muscular mais dominante);
  3. Finalizando com as recomendações. Alguns casos apenas dicas, outros uma indicação para tratamento com fisioterapia, e outros ainda sem ajustes necessários. As dicas incluem qual a atividade esportiva mais adequada ao perfil, quais as posturas mais adequadas para determinados objetivos (como falar em público, ter confiança antes de uma entrevista), entre outras.

Outra vez, muito resumido e prático.

O relatório é enviado por e-mail, alguns dias depois, com a avaliação e orientações por escrito, de acordo com o objetivo no coaching ou desafios atuais conversados em consulta.

Movimento-me e meu gesto molda meu corpo, exprimindo algo de mim. Mas existem gestos que minhas articulações gostam de fazer e outros que as fazem ranger e sofrer.” (Godelieve Denys-Struyf – criadora do método GDS). Mais informações no site: www.adrianavinha.com.br.

As cadeias musculares e articulares Método GDS e comportamentos relativos.

A consultoria postural como mapeamento comportamental aplicado ao coaching

Identifiquei que a consultoria postural pode trazer informação de autoconhecimento valiosa e prática para o potencializar os resultados dos clientes para os meus processos de coaching, e decidi incluí-la no portfólio de ferramentas de mapeamento comportamental que uso. Como analista certificada em algumas metodologias de mapeamento comportamental, no decorrer de cada processo uso ferramentas reconhecidas como DISC, motivadores, values, attributes, entre outras de psicologia positiva. Algumas delas como espinha dorsal em todos os processos, outras mais dependentes de cada caso de coaching. A consultoria postural é uma das que beneficiam a todos os tipos de processos de coaching.

A consultoria postural pode ocorrer em qualquer momento do processo de coaching. Em fases iniciais, vem para compor a primeira etapa, a do autoconhecimento. Em outros momentos, ajuda a identificar e a retirar possíveis travas posturais que estejam atrapalhando o coachee em seus processos de tomada de decisão ou no alcance da sua melhor performance pessoal e profissional.

O processo é simples: o cliente é encaminhado pelo coach ao fisioterapeuta para o atendimento presencial e a realização da consultoria postural. A fisioterapeuta recebe os dados de contato do cliente, profissão, idade e uma breve descrição dos objetivos no processo coaching, objetivos esses que ela sempre valida na entrevista inicial, junto com outras questões relevantes ao atendimento da consultoria postural.

Nenhuma outra informação do processo de coaching é compartilhada entre coach e fisioterapeuta, seguindo o código de ética e conduta de coaching. Qualquer informação adicional pode ser passada pelo próprio coachee diretamente à fisioterapeuta. Todas as recomendações do relatório são alinhadas com os objetivos do cliente / paciente.

Com relatório em mãos, coach e coachee podem seguir o processo de coaching colocando em prática as orientações da consultoria postural, potencializando os resultados esperados ao colocar o corpo para trabalhar na direção certa.

Esta é uma forma de promover as mudanças necessárias por meio da postura física, sempre considerando como base a sua postura atual. Clareza dos pontos fortes que já tem, entendimento do que pode ser melhorado e principalmente, respeito aos limites de cada um.

Vale reforçar que nem todos precisam de fisioterapia para chegar aos resultados esperados do coaching, ou de vida como um todo. Em muitos casos, basta uma orientação breve de posturas específicas para as respectivas situações, e outros nem isso.

Como qualquer ferramenta de mapeamento comportamental, ela também só tem valor quando é bem compreendida pelo cliente, promove reflexão e é, de certa forma, validada por ele.

São mais de cem anos de muitas pesquisas científicas que comprovam a forte influência da postura física nos estados emocionais. No site www.rossanaperassolo.com deixarei alguns exemplos com imagens e exemplos práticos muito interessantes.

 

Leia um pouco mais a respeito em um dos artigos escritos pela Adriana Vinha: Qual sua postura para alcançar seus objetivos?

 

Conhece-te a ti mesmo

A ideia socrática, “conhece-te a ti mesmo”, é cada vez mais fundamental para a felicidade.

O autoconhecimento é a base para a alta performance pessoal e profissional. É no meu estado natural que exerço melhor qualquer papel, onde chego aos melhores resultados, e onde vivo minha essência. Para isso, preciso ter clareza das minhas forças, meus talentos, meus valores pessoais, meus motivadores.

O fato é que estamos cada vez mais conectados com tudo, e desconectados de nós mesmos. Anestesiados do que realmente sentimos, queremos, do que pode nos fazer realmente felizes. Perdidos, dentro do nosso próprio território.

O caminho que leva ao autoconhecimento é diferente para cada um, assim como o momento de fazer essa busca. Estudos de perfis comportamentais ajudam a medir muitas coisas, mas é importante citar que há muita informação que teste algum pode medir, como experiência de vida, ética, caráter e maturidade. Muitas vezes, esses pontos não mensuráveis por assessments são justamente os que fazem a diferença para que perfis comportamentais DISC similares (por exemplo) tenham resultados de vida diferentes.

Nós não “temos” um corpo, nós somos corpo. Somos corpo, mente e espírito. Seu corpo é seu templo e é também a máquina mais poderosa de todas para realizar tudo o que você quiser, física e intelectualmente.

Faça os movimentos corretos, informe-se mais e use essa máquina a seu favor!

 

Referências

DENYS-STRUYF, Godelieve. Cadeias musculares e articulares: o método G.D.S. Editora Summus,1995.

D. LAIRD, James. Feelings: the perception of self (series in affective Science). Oxford University Press, 2007.

Sobre a criadora da Consultoria Postural:

Adriana Vinha é Fisioterapeuta, Osteopata e atua também com Microfisioterapia.

Adriana dá aulas e palestras e atua como Fisioterapeuta desde 2001, com formações de Fisioterapia, RPG/RPM, Concept Sohier, Osteopatia, Microfisioterapia e outras.

Desenvolveu a Consultoria Postural como uma ferramenta de autoconhecimento prática.

Apaixonada por Fisioterapia, Culinária e Jardinagem, exerce no dia a dia o que mais ama e é uma estudiosa dedicada mas extremamente prática.

Para saber mais do trabalho dela e entrar em contato direto para dúvidas e agendamentos, visite o site www.adrianavinha.com.br ou pelo telefone / WhatsApp (11) 981.067.915.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

O capítulo “Consultoria Postural no mapeamento comportamental aplicado ao Coaching” faz parte do livro Mapeamento Comportamental: métodos e aplicações, publicado em Abril de 2019 pela editora Literare Books International.

O livro tem coordenação de Rafael Zandoná e reúne artigos que explicam por que entender o comportamento humano se tornou uma habilidade-chave para entender os profissionais e auxiliar na formação de equipes. A frase “se contrata pelas competências técnicas, mas se demite pelas comportamentais” já se tornou um jargão do RH. Assim, entender as habilidades relacionais dos candidatos se faz essencial para diminuir o turnover nas empresas. Neste livro, o leitor aprenderá sobre gerenciamento de pessoas, análise comportamental, people analytics e como usar essas ferramentas para desenvolver equipes mais eficientes.

A obra não é destinada apenas a profissionais de RH, uma vez que os autores ensinam o leitor a mapear o próprio comportamento. Assim, é um recurso que guia ao autoconhecimento, facilitando a busca pela alta performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top