skip to Main Content

É bom saber coisas que não são da sua obrigação

Foto: Freepik

Escrito por Rossana Perassolo

Jamais fazer mais do mesmo é o melhor caminho para o aperfeiçoamento e capacitação profissional, mesmo que a força do hábito aprimore a experiência no ofício pelo simples e repetitivo exercício da rotina.

Por outro lado, exercer a mesma função por muito tempo pode enfraquecer a construção de uma carreira – a inércia prejudica não só o profissional, como também toda a organização, pois perde-se o espírito coletivo ligado à estratégia do negócio.

É bom ficar de olho nas oportunidades, mesmo que temporárias. Uma nova onda vem ganhando espaço entre os empreendedores modernos: o Job Rotation – um sistema onde os colaboradores se revesam entre diferentes funções ou departamentos para aprenderem desafios eminentes de cada área (prática já bem mais conhecida em grandes corporações de forma estruturada, principalmente em programas de trainees). O objetivo é preparar profissionais para novos desafios, desenvolvendo uma ampla visão sistêmica dele perante a empresa.

Apesar de parecer comum em grandes corporações, a prática vem ganhando espaço em empresas de todos os portes e segmentos, pois oferece muitas vantagens para ambos os lados: crescimento profissional ao colaborador e assertividade e ganho de tempo para a empresa que visa cobrir novas vagas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Foto: Freepik

O programa bem usado tira o colaborador e a empresa da zona de conforto, oferecendo oportunidades de crescimento a todos.

Fique atento às oportunidades geradas pelo “saber”. Conhecimento nunca é demais e é fundamental preparar-se antes de ter uma nova oferta de emprego ou promoção, estar sempre um passo à frente. Além disso, aprender e contribuir pode te trazer mais gás para ver propósito no que você faz todos os dias.

Se você é líder ou empresário, olhe para os colaboradores que já tem e estruture essa rotação. Além de promover mais aprendizado ao time, pode descobrir grandes talentos com melhores soluções dando novos desafios à prata da casa e ainda manter a equipe mais motivada e engajada.

 

Artigo originalmente publicado no LinkedIn em 25 de Novembro de 2019.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top