skip to Main Content

Qual a sua postura para alcançar seus objetivos?

Foto: Freepik

Escrito por Adriana Vinha

Uma reunião importante, uma conversa delicada, um grande passo na carreira ou simplesmente aquela conversa verdadeiramente franca e aberta com alguém que gostamos muito…

Situações complicadas e aparentemente muito sérias ou mesmo as potencialmente corriqueiras podem ser verdadeiramente difíceis de realizar e muitas vezes doloridas. Entender o motivo dessa dificuldade pode ser um grande passo para realizá-las de modo mais simples.

Esse fantástico corpo que você habita é uma poderosa ferramenta e não importa quantos anos ele esteja “rodando” com você sem que saiba do seu total potencial, é sempre tempo de virar essa chave! 

Parece complicado ou um tanto sem sentido esse começo de conversa, mas ao invés de tentar racionalizar o motivo de porque uma fisioterapeuta está falando de problemas que você procuraria um psicólogo ou psicanalista, peço que sente confortavelmente e continue comigo mais um pouco.

Os nossos gestos são algumas das ferramentas que usamos para expressar nossos sentimentos e opiniões, logo não faz nenhum sentido separá-las ou mesmo ignorar a sua ligação. É com esse intuito que estou aqui, para mostrar essa continuidade e não competir no tratamento de outra área da saúde. Quando entendemos que o gesto faz parte da nossa personalidade, podemos escolher e testar para ver por onde é mais fácil começar essa mudança, se pelo corpo ou pelo hábito mental, com isso, você está no comando!

Quando nascemos começamos a desenvolver nossos gestos para garantir a sobrevivência, fazemos isso explorando o espaço que nos cerca, assumindo posições de alerta ou recolhimento e assim por diante. São as chamadas posturas básicas, que todos podemos assumir ou deveríamos poder, posso nomeá-las para ficar mais simples aqui como posturas em  Fechamento, Abertura, Relacional, Mental e Introspectiva.

Essas posturas são usadas desde o nosso nascimento e deveríamos transitar por todas elas de acordo com a nossa necessidade durante a nossa vida, o grande problema é que muitas vezes acabamos usando mais uma, a que nos é mais confortável, pois ela nos reflete mais mentalmente e acaba ficando impressa no nosso corpo perpetuando essa preferência, e com isso as outras ficam esquecidas ou mais inacessíveis.

Um dos motivos dessa dominância é que a nossa postura, ou melhor dizendo, “atitude postural” está diretamente relacionada com a nossa personalidade, uma reforça a outra. Logo, entender qual é a nossa postura mais marcante explica as nossas forças e fraquezas, nos mostra o caminho a trilhar de acordo com a nossa necessidade, pois fica claro que a postura pode ser um espelho do seu pensamento. Então, que tal passar a mensagem correta quando você quer ser ouvido? Ou mesmo estar mais receptivo para ouvir?

Deixo aqui dicas de como se preparar para algumas das situações que mais nos preocupam:

Antes de uma reunião importante:

Tente achar no dia anterior a sua posição de máximo conforto, em relaxamento, escute uma música que te acalma e tente listar os tópicos que deseja falar. Alongue seu corpo e tente identificar algum lugar que esteja lhe causando desconforto. Um banho quente (para os mais calmos) ou a sua atividade esportiva predileta (para os mais inquietos), podem ajudar a relaxar.

Entrevista de emprego: 

Aqui é preciso estar extremamente confortável e confiante, procure realizar pequenas atividades que tragam felicidade para você, isso mesmo, felicidade pura e simples, mudar o cabelo, uma roupa, caminhada, uma leitura que fuja do tema… identificar seus planos futuros, sonhar… Voe longe, inspire-se, escolha a sua roupa preferida e vai! (lógico que tudo isso faz sentido se você já se preparou nos meses anteriores).

Uma conversa séria:

Caso saiba do que se trata, sente-se confortavelmente e fique alguns minutos sozinho, pense sobre o assunto (deixe seu celular longe por uns minutos), foque em tudo sobre o tema, qual o seu ponto a respeito… Agora pense um pouco em como esses pontos impactam a vida da pessoa com quem você vai conversar, será que sabe de toda a realidade dela. Tente conversar sem elevar a voz (treine sozinho mesmo, e veja se esse tom de voz não o incomoda). Agora pense em ouvir o outro lado, para isso vale treinar, pergunte às pessoas que convive como estão, o que eles têm feito… Mas, ESCUTE! Olhe para essa pessoa, pare de andar, esteja com ela por uns cinco minutos apenas, sente-se diante dela. O simples fato de ter uma postura mais receptiva faz com que as pessoas estejam mais abertas a te ouvir também.

É lógico que cada atitude postural tem a sua complexidade e merece ajustes precisos, mas com essas dicas já conseguimos grandes avanços. 

O que é a Consultoria Postural – Adriana Vinha?

A Consultoria Postural que desenvolvi vem como uma ferramenta de autoconhecimento alinhada aos seus objetivos, mostra qual é a sua postura base e de conforto e como mudar de uma para outra em harmonia para que possa viver plenamente com o seu corpo como aliado e não mais como uma barreira.

É uma avaliação individual feita em consultório, compreende a primeira etapa de avaliação, atendimento, relatório e orientações, com mais consultas como apoio para casos específicos para aceleração dos resultados.

Seja com a minha ajuda dentro do consultório ou sozinho, faça os movimentos certos para alcançar os seus objetivos!

Adriana Vinha é Fisioterapeuta, Osteopata e atua também com Microfisioterapia, e escreveu este texto a convite de Rossana Perassolo DNA Profissional. Adriana dá aulas e atua como Fisioterapeuta desde 2001, com formações de Fisioterapia, RPG/RPM, Concept Sohier, Osteopatia, Microfisioterapia e outras. Desenvolveu a Consultoria Postural como uma ferramenta de autoconhecimento prática. Apaixonada por Fisioterapia, Culinária e Jardinagem, exerce no dia a dia o que mais ama e é uma estudiosa dedicada mas extremamente prática. Para saber mais do trabalho dela e entrar em contato direto para dúvidas e agendamentos, visite o site www.adrianavinha.com.br

This Post Has 5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top