skip to Main Content

Empreender na raça: como aguentar o “repuxe”?

Escrito por Rossana Perassolo

Segundo dados do Sebrae*, no Brasil existem 6,4 milhões de empresas. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Grande parte desses pequenos e médios negócios nasceu de um sonho de uma ou mais pessoas.

Criar e manter um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil ao empreendedor: a alíquota máxima do IRPJ é de 15% (mas com uma sobretaxa de 10% sobre patamares de lucros); há também a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) cuja alíquota chega a 32%; o PIS (1,65%); a COFINS (7,6%); o ICMS, que varia de estado para estado (média nacional de 20%); e o ISS municipal. Não tente fazer a conta, pois irá se apavorar.

Portanto, empreender e gerar empregos por aqui é tarefa para heróis.

Então, como aguentar esse “repuxe”?

Quando criei a minha metodologia de Desenvolvimento Profissional, me inspirei nos empreendedores brasileiros, principalmente os que tive o privilégio de trabalhar. Eles passam a vida lutando contra tudo e todos para construir e manter uma empresa rentável, gerar empregos e pagar impostos. Esses empresários crescem na raça e reúnem em si sabedorias que transcendem as portas de suas empresas. Conquistam o sucesso muitas vezes sem uma formação formal que os desenvolva como empresários, o dia a dia faz isso. Acima de tudo, tem uma atitude ímpar e são imparáveis.

Nossos empresários são um exemplo do melhor material humano, são testados à exaustão diariamente.

Entender que corpo, mente e espírito devem estar em equilíbrio é fundamental.

Além de várias teorias sobre múltiplas inteligências, hoje em dia falamos de três inteligências bem específicas, que quando reunidas promovem uma gama maior de habilidades às pessoas: inteligência racional – QI; inteligência emocional – QE; e a mais recente delas, a inteligência espiritual – QS.

Ter uma carreira empresarial exige alta performance em todos os aspectos e estar atento a ferramentas que possam potencializar essas competências e minimizar erros pode ser uma saída para o empreendedor aguentar de fato o “repuxe” do dia a dia na sua empresa, gerando mais autonomia, assertividade e produtividade entre seus subordinados.

Para tanto, o trabalho de desenvolvimento profissionalaplicado com metodologiaseficazesé o que o empresário precisa para não se sentir solitário em sua jornada, tendo mais força para enfrentar seus desafios – ou ter forças para continuar enfrentando-os.

Ferramentas para estabelecimento e planejamento de metas, estudos de perfis e mapeamento comportamental, feedback estruturado, técnicas para contratação eficaz de pessoas e retenção de talentos, mapeamento de competências, resolução de problemas, SWOT estratégico e desenvolvimento individual são algumas das aplicadas que amparam a gestão das empresas, promovendo maior engajamento dos colaboradores da empresa com o propósito e sonho do empreendedor, com um ambiente mais leve e produtivo para todos. A base é o alinhamento dos objetivos do empreendedor à sua essência, para então agregar desenvolvimento, processos, métodos e ferramentas que respeitem e levem isso em consideração.

O importante mesmo é ter foco e energia para concentrar esforços no que vale a pena. Como bem disse Peter Drucker, “nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito”.

*Fonte: Estudo de Mercado: Pequenos negócios em números

Artigo originalmente publicado no LinkedIn em 31 de Outubro de 2019.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top