skip to Main Content

O que você espera do Bom Velhinho?

Foto: Freepik

Escrito por Rossana Perassolo

É Natal, momento de realizar sonhos… Se você fosse pedir um presente ao Bom Velhinho, qual seria?

Difícil né? São tantas as opções que fica complicado escolher uma? Em tempos de crise ou de seus resquícios, pedir algo relacionado à carreira nunca é demais. Afinal, várias pesquisas recentes apontam que cerca de 80% das pessoas estão infelizes com seu trabalho (algumas trazem o número de 90%, entre os que estão infelizes e os que gostariam de fazer algo diferente). Esse número é verdadeiro também para os cargos de alta gestão nas empresas, como Gerentes, Diretores e C levels.

Considerando isso, posso dar algumas ideias para pedir ao “Bom Velhinho”:

  • um novo emprego
  • uma promoção
  • um aumento salarial
  • um bônus

Boas ideias não é mesmo? Mas se o Papai Noel lhe desse algum desses presentes você estaria apto ou apta a “usar”? Você se sentiria capaz em assumir novos desafios diante de um incremento monetário ou de uma aposta do seu líder?

Trago muito essa reflexão aos meus clientes. Nós temos que estar preparados a assumir os desafios que a vida profissional nos impõe, para não jogarmos as nossas culpas na sorte (nos outros, nas circunstâncias). A sorte é para aqueles que estão capacitados em tê-la, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho. Algo que digo sempre é “cuidado com o que você deseja”, porque o que fazemos é considerar os ganhos da conquista, sem sequer cogitar as perdas que possam vir embrulhadas junto. Qualquer escolha que você faça te trará ganhos e perdas. Ter clareza disso de forma mais sistêmica e aceitar o “pacote completo” consciente é fundamental para realizar cada vez mais, com satisfação e felicidade, independente do que aconteça pelo caminho.

Walt Disney já dizia que preferia o “impossível” porque lá tem menos gente. Vimos o mesmo acontecer com Steve Jobs, Bill Gates entre outros. Ah, quer uma referência nacional? O improvável Guilherme Benchimol, criador da XP Investimentos, que até colocou o “impossível” no propósito do seu negócio. Esta semana, ele acaba de abrir IPO em NY.

Essas inspirações devem nos causar aspirações maiores de vida. E, para tanto, basta estarmos preparados ou verdadeiramente dispostos a entrar em ação para estar em constante evolução. Você está?

Artigo publicado no LinkedIn.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top