skip to Main Content

Previdência Privada: o que eu tenho a ver com isso?

Foto: Katemangostar (Freepik)

Escrito por Rossana Perassolo

No último ano ouvimos muito falar da tão complexa e caótica previdência social.

A conhecida falência do sistema é muito simples de ser explicada e vou usar como exemplo a árvore genealógica da maioria das famílias brasileiras.

Em uma rápida retrospectiva, os nossos bisavós tiveram em média dez filhos. Eram dez pessoas economicamente produtivas contribuindo com o Governo para a aposentadoria dos seus pais. Os anos passaram e seus avós tiveram em média cinco filhos. Note que a contribuição já caiu pela metade. Se analisarmos a sua casa, com seus pais, você e mais dois irmãos (em média) são responsáveis por contribuir (se todos trabalharem) para o casal. Aqui o caos já está instalado, sem contar a sua família que tem um ou dois filhos ou a família dos seus filhos que optaram por ter pets ao invés de filhos.

Percebe como a conta não bate? É muito mais gente aposentada do que contribuindo. A arrecadação é muito menor e só tende a piorar, pois as pessoas estão vivendo mais e as oportunidades de emprego diminuindo.

É justamente aqui que dou duas dicas muito importantes. A primeira é contratar um plano de acumulação financeira para a sua aposentadoria. Um deles, e bem eficiente, é a Previdência Privada onde você planeja com que renda deseja se aposentar e quando, e começa a acumular em sua fase produtiva de recursos. Outra dica complementar a esta é rever e planejar a carreira em curto, medio e longo prazos para garantir a longevidade da profissão, uma vez que terá que trabalhar por mais tempo, e o momento certo da tão sonhada aposentadoria, ou melhor dizendo, a nova fase de vida.

Neste caso, o melhor a fazer é começar já o processo de autoconhecimento eliminando e se protegendo contra os seus próprios sabotadores. Essa iniciativa é muito importante, pois lhe dará uma base essencial para construção e manutenção da sua carreira por um período mais longo. É assim que as carreiras se constroem e se tornam mais eficientes ao longo da vida. O importante é consultar um especialista. Planejando, dá!

Artigo a ser publicado no LinkedIn.

Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top