Qual o seu porquê?
Foto: Rossana Perassolo
Escrito por Rossana Perassolo
A maneira como usamos nossa força define nosso destino.
Virada do ano chegando, cardápio definido, bebidas gelando, família e amigos confirmados, lugar na areia reservado, roupa separada. Para muitos, o grande momento de fazer a tão esperada reflexão do ano que vai se encerrando, aproveitar toda essa energia concentrada, lápis e papel na mão (ou o gadget de preferência, app ou o que seja) e caprichar na lista de grandes realizações para o ano que vem chegando. Sonhos, objetivos, metas, chame como quiser. Desejar profundamente… agora vai!
Talvez você queira cursar uma faculdade, ou ter uma promoção, ou um aumento salarial, ou juntar seu primeiro milhão, ter hábitos mais saudáveis, trabalhar com o que realmente ama, viajar pelo mundo. Dar o primeiro passo, finalmente, ou concluir algo que vem adiando. Falta planejamento e estrutura pra fazer acontecer. Sobram críticas e auto-sabotagem, disciplina.
Quer começar de verdade com o pé direito – ou com o pé esquerdo, se você é canhoto como meu amado marido?!Comece com o porquê. Antes de fazer qualquer lista, responda a si mesmo “Por que eu quero realizar qualquer coisa no próximo ano?” – ou no período que seja, é só um exemplo, e vala para qualquer coisa que queira realizar. O que eu vou fazer com isso? Isso é MEIO ou FIM? Definir um porquê realmente relevante é a força motriz para você fazer acontecer, para buscar todos os meios necessários até conseguir, por mais desafiadora que a jornada possa ser.
“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.”
– Albert Einstein
Para quem não quer ir, qualquer distância é longa. Se não está realizando o que diz que quer, talvez seu porquê não seja forte o suficiente, e aí entra em time crítico interno, sabotadores, aquela galera toda que te ajuda a justificar, ano após ano, essa vidinha que vem levando. Antes de me xingar, isso é assim pra você e é assim pra mim.
Gosto muito do que diz o Patrik Baboumian, World Record-holding Strongman:
“Não se trata de ser o mais forte e o maior. Trata-se de fato do que você vai fazer com sua força e o que você vai fazer com o poder que tem. Porque a maneira como usamos nossa força define nosso destino.”
Ajudo pessoas e empresas incríveis a desenvolverem-se ainda mais, é fascinante poder fazer parte disso. Alguns tem desafios muito maiores, mas parecem fazer a jornada com muito mais facilidade. O segredo? Um porquê claro e absolutamente relevante para eles mesmos. Muito além de serem maiores e mais fortes, eles sabem o que querem fazer com o poder que estão adquirindo a cada dia.
E você, como vai querer usar sua força para definir seu destino no novo ano que está para começar?
Meu desejo a você é que faça um ano novo maravilhoso, a cada dia, todos os dias, com um porquê muito forte.
Artigo publicado no LinkedIn.
Rossana Perassolo é Master coach e mentora formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.