skip to Main Content

Quarentena e você: mantendo a saúde corporal e mental em tempos de quarentena

Foto: Freepik | Katemangostar

Escrito por Adriana Vinha

Hoje você já deve ser um expert em Covid-19, Coronavírus, Quarentena e Meditação… ou não!

Vamos do começo, o termo quarentena, vem dos tempos medievais, quando barcos chegavam de regiões suspeitas de contaminação e tinham que ficar atracados no porto por quarenta dias… O tempo passou, e hoje o termo já é usado por todos e diz respeito ao período de incubação de uma doença, que varia de uma para outra quanto ao tempo.

Com tantas informações circulando sobre o tema, não pretendo começar a minha, falando mais um monte de coisas que você já ouviu. Gostaria apenas de chamar a sua atenção para algo que talvez tenha passado despercebido, VOCÊ! Inteiro mesmo, não só a parte que trabalha ou a que mantêm tudo arrumado na sua casa/home office ou que cuida das crianças ou que se descobriu professor dos filhos… Ok! Tudo isso junto e misturado, sofrendo a pressão de render o mesmo que antes só que agora ao mesmo tempo, habita um corpo, que ao final do dia está “morto”.

Mas quero que essa expressão fique no seu passado e consiga manter-se saudável, vivíssimo e por que não, feliz, pelo menos com seu corpo.

Para isso tente dar uma especial atenção ao seu local de trabalho em casa:

Organize-se

Escolha uma área para chamar de sua, se a casa não foi projetada para receber um home office integral, como a maioria, é bem interessante eleger um espaço em casa para isso, que seja o mais iluminado o possível e favoreça a sua concentração para trabalhar. Pode até hastear uma bandeira de quarentena sobre ela, assim ninguém mexe!

Caso você seja o tipo de pessoa que faz uma lista dos seus afazeres diários, ou mesmo, deixa-os simplesmente habitando a sua mente, vou te dar um conselho humilde: anote O mais importante para você naquele dia, que faça realmente você se sentir bem. Foco nele. A Rossana Perassolo (que não por acaso, é minha irmã), me ajudou muito nesse quesito. Ela também está nesse momento ajudando outras pessoas a se organizarem, vale à pena dar uma olhada nos artigos com dicas no perfil dela!

Agora um recado sério: NINGUÉM sabe quanto tempo esse isolamento continuará ainda, em cada país, região esse vírus se comporta de um jeito, logo preciso que AGORA você crie um plano mental e de ação para manter-se bem! Isso inclui atividade física!

Mexa-se!

Por mínimo que seja o seu espaço, existem mil ferramentas para te ajudar nisso hoje em dia. Caso você seja uma das milhares de pessoas que detestam isso, eu asseguro, isso vai ajudar a manter a sua saúde física e mental, além de diminuir muito as dores no corpo. Aproveite essa parada do mundo e implemente essa mudança na sua vida!

Aqui em casa os exercícios são feitos juntos, os três, correr atrás do cachorro, exercícios localizados (que não precisam de muito espaço físico para fazer). Escolha o melhor horário para eles e coloque na rotina! Eu funciono melhor pela manhã, os outros dois integrantes da trupe preferem à noite, logo fazemos à tarde! Essa é a temporada da negociação. Também tem o dia em tudo que foi planejado não acontece… Mas sei que tentei e que essa rotina é difícil de implantar, então me perdoo e curto uma preguiça à três, um colo sempre ajuda a tomar coragem, mesmo que seja sozinha, abraçada em uma almofada! Aproveito para fazer um balanço do dia.

Quando estiver sentado, trabalhando ou parado, coloque um despertador para a cada uma hora, ou um pouco mais, para levantar, buscar um copo com água, mova-se um pouquinho! Alongue-se! Um pouco de pulinhos no lugar mesmo. Vale um pega-pega com as crianças no seu intervalo ou, caso more sozinho, uma sequência de exercícios (separe previamente uns cinco exercícios que você já tenha feito e faça cada um no seu intervalo). Isso vai ajudar até na sua produtividade no trabalho em casa.

Que tal aproveitar esse período que estamos sozinhos, isolados para testar novos movimentos, gestos, divirta-se dentro do seu espaço, vale até fazer careta!

Dicas posturais quando estiver trabalhando sentado com o computador:

Não esqueça de levar uma garrafa de água com tampa (para evitar acidentes) e tomar a água, assim em uma hora fica mais fácil lembrar de levantar para ir ao banheiro ou dar uma volta em casa.

A mudança de uma posição, mesmo que por um período curto, ajuda a manter a sua postura correta quando sentada, por diminuir a fadiga muscular que controla a sua postura.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para trabalhar sentado no sofá, somente em último caso, por um período o mais breve o possível, está longe de ser o ideal.

Antes que pergunte, na cama, na rede, nem pensar! Reserve esse espaço, principalmente agora, para efetivamente ter um sono reparador! Você precisa disso!

Faça fotossíntese kkk!

O ditado que diz “o Sol nasce para todos” nunca foi tão valioso! Procure uma nesga de Sol na sua casa ou apartamento, aproveite, qualquer pouquinho, está valendo, mesmo que seja mega protegido, com protetor, chapéu (caso você seja o sortudo que tem um monte de Sol), mesmo só o calorzinho já faz bem. Energiza, dá uma animada além de outros benefícios.

Tente seguir essas orientações, dê uma atenção especial a luminosidade do ambiente e ao seu conforto, mas realmente evite ficar aqui muito tempo ok!

Que tal aproveitar esse período que estamos sozinhos, isolados para testar novos movimentos, gestos, divirta-se dentro do seu espaço, vale até fazer careta!

Agora o foco é a sua saúde, física e mental, mantenha-se seguro e em casa, mas acredito do fundo do coração, que a felicidade por menor e mais simples que seja, influencia na nossa saúde. Mantenha-a na sua rotina! A atividade física é uma grande aliada sua nessa conquista, tente isso por uma semana e depois conte!

Acima de tudo, lembre que essa pandemia vai passar, sairemos mais fortes dela! Proteja-se!

Estou à disposição para tirar as dúvidas caso surjam! Grande abraço em todos!

Artigo publicado no LinkedIn.

Rossana Perassolo é Mentora e Master Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top