skip to Main Content

Guia prático de sobrevivência para trabalhar home office

Foto: Freepik | Rawpixel.com

Escrito por Rossana Perassolo

Passos simples para aumentar sua produtividade quando estiver trabalhando de casa

Trabalhar de casa tem seus prós e contras. Não temos o tempo de deslocamento no trânsito (só nessa “brincadeira” alguns ganham horas). Mas é mais fácil perder o foco com algumas distrações não relacionadas ao trabalho. Com um pouco de atenção, disciplina e estrutura você pode ganhar bastante produtividade e qualidade de vida.

Parte dos passos descritos aqui servem para a produtividade também dentro do escritório na empresa, mas são primordiais no trabalho desde casa.

Espero que sejam dicas úteis para você neste momento!

 

Autoconhecimento e autocuidado

Fique atento para não passar dos limites e acabar descuidando de você e da sua saúde. Para obter o máximo de produtividade trabalhando de casa, é fundamental que você se conheça, saiba como pode vir a se sabotar e trabalhe para minimizar isso com suas forças. Entenda o que é relevante para você. Se estar em contato com outras pessoas é algo importante para você, é preciso que dê uma atenção maior em manter-se em contato com colegas e clientes de alguma maneira. Se tende a dispersar mais quando trabalha sozinho, organizar-se e seguir uma agenda será vital. Potencialize suas forças, mas tenha suas debilidades sob controle e minimize ao máximo a auto-sabotagem para não colocar em risco sua produtividade.

  • Comece o seu dia do jeito certo: faça sua rotina para acordar, não inicie o seu dia já lendo emails e respondendo a mensagens.
  • Algumas coisas que melhoram sua produtividade, principalmente se feitas ANTES do trabalho: meditação, exercício físico, alimentação balanceada, rever a programação do dia (sem executar ainda nenhuma tarefa). Mas repare o que funciona melhor para você.

Designe uma área de trabalho na sua casa.

Se não tem um escritório em casa em si, estabeleça algum lugar da casa que fará esse papel. Crie um espaço para trabalhar que tenha suas ferramentas à mão, e que também seja confortável. E não, o sofá não é uma boa opção, nem a cama, para que seja o lugar principal.

  • Feche abas não relacionadas a trabalho no seu computador durante o horário de trabalho.
  • Anote (em papel): a tendência é que você passe mais tempo trabalhando, de olho na tela do laptop. Fazer a lista de tarefas e outras anotações no papel vai ajudar a dar um descanso aos olhos.
  • Organize-se primeiro: área de trabalho, arquivos, tarefas a serem feitas.

Estruture o seu dia como se você estivesse na empresa

Estipule horários para “entrar e sair do trabalho”, mesmo sendo em casa. Organize sua agenda, seus compromissos de trabalho. Se nem na empresa você sabe fazer isso, aqui vão algumas dicas. Revise suas tarefas, aloque tempo na agenda para trabalhar em cada uma delas, já considerando calls e videoconferências que tenha.

  • Estabeleça um horário de trabalho.
  • Vista-se com roupas de trabalho (sim, tire o pijama!).
  • Atribua tempos estimados para trabalhar em cada tarefa, e mantenha o foco. Se for uma tarefa que leve muito tempo, o ideal é quebrar essa tarefa em etapas e fazer pausas.
  • Tenha pelo menos 1 call ou videoconferência por dia: principalmente para os que precisam de mais contato com outras pessoas, para evitar o sentimento de isolamento. Dê preferência a videoconferências, e não calls. Dessa forma você se faz muito mais presente (o mesmo call de 10 minutos pode ser um facetime, zoom, skype, hangouts ou outro do estilo, com vídeo). Mantenha a agilidade e brevidade, melhore a proximidade.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Lembre-se dos intervalos no meio do trabalho

Cansaço afeta sua produtividade. Fazer pausas vai te manter restaurado física e mentalmente por mais tempo. Quando acabar cada tarefa ou nas pausas, estique as pernas, pegue uma água, um café ou chá, responda às chamadas perdidas e mensagens recebidas enquanto você estava focado, e inicie a próxima tarefa com mais energia.

  • Faça suas refeições em outro ambiente
  • Faça um intervalo decente para o almoço
  • Tire mini pausas durante o dia, entre as tarefas
  • Incorpore momentos de atividade física

Desconecte-se das redes sociais

Isso vale para o seu horário de trabalho fazendo home office ou na empresa, e quando está com a família e amigos também. ?

  • Se você está no nível viciado em redes, desabilitar as notificações vai ajudar.
  • Mantenha-se conectado aos seus colegas de trabalho. Por telefone, videoconferência ou mensagens, é fundamental manter o contato.

Saia de casa se você se sentir “confinado”

Se a situação permitir e não for o caso de uma epidemia de saúde que exija o isolamento, vale à pena buscar escritórios alternativos, como um café perto de casa, um parque, uma biblioteca ou sua livraria favorita.

  • Mudar o cenário pode aumentar sua produtividade. Caso você sinta que não está rendendo, pense nessas alternativas.
  • Mesmo tendo sua área designada para trabalhar em casa, que é fundamental, eventualmente pode alternar com outras áreas para mudar um pouco e usar esse recurso para aumentar sua produtividade.
  • Saia de casa para dar um “reset” no corpo e na mente: dentro do possível e do seguro, claro.

Família toda em casa, e agora?

Já trabalhei no estilo home office de vários lugares do mundo, com alta produtividade. Mas com marido e crianças em casa, é como passar de fase no joguinho, os desafios aumentam.

O vídeo acima é um clássico do que pais de crianças pequenas passam ao trabalhar de casa!

Os cuidados com a precaução do coronavirus vão colocar em muitos casos não só você em home office, mas também o cônjuge e os filhos que já estão trabalhando. Filhos adolescentes e crianças estarão o dia todo em casa, com as escolas fechadas, além dos escritórios. Para fazer o trabalho funcionar de forma produtiva é fundamental organização e prioridades claras, para todos.

 

Não basta organizar-se individualmente, tem que combinar com os envolvidos, principalmente se vão compartilhar o espaço de trabalho e se terão que conciliar trabalho e cuidados com as crianças.

Muitos dos cuidados sugeridos em relação ao coronavirus vão além da preocupação individual. Por isso, seguir o isolamento social ao máximo, mesmo aos que não são dos grupos de risco, é fundamental. Mas lembre-se: sem pânico! Redobre os cuidados com higiene – como lavar bem as mãos e usar álcool gel – que você já previne inclusive outras doenças mais graves transmitidas da mesma forma e que já estão por aí há tempos.

Se a situação está posta dessa maneira, nos resta pensar “o que eu posso fazer para contribuir (com minha família, amigos, minha empresa, minha comunidade) de alguma forma durante esse momento?”. Foi isso que me motivou a escrever essas dicas de produtividade, espero que te ajudem de alguma forma.

 

Se você tiver outras dicas de produtividade para trabalhar de casa, compartilhe aqui sua experiência. Agregue suas dicas nos comentários e passe adiante esse artigo caso ache que mais pessoas do seu círculo possam beneficiar-se com elas. A ideia é ajudar ao máximo de pessoas.

Artigo publicado no LinkedIn.

Vale à pena conferir as dicas posturais para o trabalho home office durante a quarentena, preparadas pela Fisioterapeuta Adriana Vinha:

Foto: Freepik (katemangostar)

Quarentena e você: mantendo a saúde corporal e mental em tempos de quarentena.

Rossana Perassolo é Mentora e Master Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top