Você precisa saber a verdade sobre Coaching | Parte 2
Foto: Freepik | Prostooleh
Escrito por Rossana Perassolo
Na primeira parte deste artigo eu trouxe algumas questões bem comuns que escuto de clientes, amigos e o que vem sendo dito em geral quando referem-se ao Coaching. Se você não leu, vale conferir. E como eu disse na primeira parte, se você for um especialista em outras áreas mencionadas aqui e puder descrever melhor do que eu, por favor comente, será enriquecedor a quem ler. O que você vai encontrar aqui é um resumo muito breve, não inventado por mim, dessas outras especialidades. Seguramente cada uma dessas áreas que não fazem parte do Coaching são muito mais do que descrevi aqui.
MAS AFINAL, O QUE É E O QUE NÃO É COACHING?
Coaching é uma metodologia, uma ferramenta específica e se diferencia e muito de outros processos como: Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Treinamento, Consultoria e Ensino. Coaching é um processo orientado ao futuro, ao alcance de metas e objetivos específicos com uma abordagem pragmática orientada para resultados.
O que NÃO é Coaching:
MENTORING
Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O mentoringenvolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência ao cliente. Tanto o mentoring quanto o coachingrelacionam-se principalmente com a realizações no presente e no futuro.
COUNSELING (ACONSELHAMENTO)
No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.
TERAPIA
A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente. O coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas desejadas. O coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o aconselhamento (counseling) têm mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o coaching.
TREINAMENTO
O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”.
CONSULTORIA
O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.
ENSINO
O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.
QUAL A VERDADE, ENTÃO?
Lembra do que o meu cunhado diz, sobre não existir verdades e sim versões? Considere que essa é a minha versão, levando em conta as versões oficiais e científicas existentes. Coaching é muito legal e pode mesmo ajudar com muitas coisas para o alcance de metas, orientado a resultados. Muda até sua mentalidade, entre muitas outras coisas. Mas pensamento positivo sem atitude (ação) positiva não muda nada na sua vida.
Na real: há muita verdade no Coaching, vale à pena. Mas não são tão engraçadas como os perfis haters que vemos nas redes sociais (alguns bem criativos, e que encontram exemplos realmente vergonhosos da prática do “Coaching”). Falar bem nunca deu muita audiência, isso não é segredo para ninguém.
O Coaching não é capaz de mudar a sua vida. Você é, e só você. O Coaching é só uma metodologia que você pode usar para facilitar esse processo de mudar a sua vida, parcial ou completamente, ou simplesmente atingir um objetivo que você não sabe como. Mas isso só acontece desde que você queira, trabalhe para isso e saiba como.
Sou fascinada pelo Coaching, pelo verdadeiro. Pelo que pode ou não oferecer. Pelas suas belezas e até pelo seu lado oculto. Pelo que já aprendi e pelas tantas coisas que ainda não entendo.
Artigo publicado no LinkedIn.
Leia a 1a parte deste artigo:
Na parte 1 deste artigo: O Coaching não é a salvação para todos os seus problemas (nem para os meus problemas ou os problemas do mundo). Desculpe-me em desapontá-lo, mas alguém tinha que te dizer isso. Não é a saída mais fácil. Muitas vezes pode ser a melhor, mas pode ser também a mais trabalhosa. Não aceite nada do que lerá aqui como verdade absoluta: leia, reflita à respeito e tire suas próprias conclusões.
Rossana Perassolo é Mentora e Master Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especializações em psicologia positiva, carreira, leader, executive, business, mentoring, personal & professional coaching. Certificações internacionais pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR). Analista comportamental formada em teorias DISC e motivadores pela TTI Success Insights. Analista comportamental formada em DISC, attributes & values pela IMX Innermetrix. Formada em publicidade e propaganda pela UFMT, com MBA em marketing pela ESPM. Por 15 anos atuou em grandes multinacionais da indústria de tecnologia da informação, 12 deles liderando times em todos os continentes, especialista em implementar, desenvolver e manter times de alta performance em diferentes países.